O futuro do Design de Embalagens e Rótulos

Mais do que viabilizar o transporte, acondicionar, proteger, informar e vender o seu conteúdo, embalagens e rótulos precisam assumir novos papéis para se tornarem relevantes e considerados na enxurrada de informações que recebemos diariamente.
No passado, a indústria ditava o consumo. Hoje, porém, devido aos avanços tecnológicos e ao fortalecimento dos consumidores através das redes sociais, a indústria perdeu a sua realeza. Não podemos falar em “futuro da embalagem e Rótulos” se não acompanharmos a evolução da tecnologia e os novos hábitos do consumidor.
Os novos carros autodirigíveis ditaram novos formatos de embalagens “on the go”; o novo comportamento da compra online definirá a apresentação gráfica dos diminutos rótulos nas telas dos smartphones.
Longe de serem “vendedores silenciosos”, hoje eles precisam ser vendedores ativistas que comuniquem o propósito da sua marca, que sejam transparente, que tenham impactos positivos para a natureza, que defendam os valores de uma sociedade igualitária em termos de gênero, raça e credo.
Algumas empresas já estão fazendo isso, como é mostrado a seguir.
Por Mario Narita
Artigo publicado na revista EmbalagemMarca 216
.: IGUALDADE :.
Para combater o preconceito racial, a marca Para combater o preconceito racial, a marca alemã Ali Cola lançou versões do seu refrigerante em várias cores representando tons de pele, sem alterar o sabor do produto
.: SUSTENTABILIDADE :.
Para incentivar o consumo de bananas fora do país, a marca equatoriana Tropical Fruit decidiu imprimir receitas na casca da fruta. Uma solução que economiza recursos ao aproveitar um material que seria descartado, além de criar um envolvimento com o consumidor
.: TRANSPARÊNCIA :.
A marca D’arbo é uma das poucas que mantém o mel das colmeias da Áustria inalterado durante todo o processo. Assim, o “rótulo” foi feito pelas próprias abelhas
.: EXPERIÊNCIA :.
Na Alemanha, os sanduíches prontos da marca Hochland vêm em uma embalagem que se assemelha a uma torradeira que, quando é aberta, faz o produto saltar, de forma a remeter à experiência caseira de preparo
.: CONEXÃO :.
Embalagem com entrada para fone e com a trilha sonora do filme Guardiões da Galáxia 2, nos Estados Unidos
.: REALIDADE AUMENTADA :.
Acionamento da Realidade Aumentada (AR) através da embalagem da Faber-Castell no Brasil. Animais da fauna interagindo com o consumidor
.: INTERNET DAS COISAS :.
Na Itália, a linha Cucina Barilla é preparada de forma autônoma. O forno vem com um leitor que identifica a embalagem e se configura automaticamente para cozinhar o alimento
A Tostitos lançou uma embalagem promocional nos Estados Unidos para o Super Bowl que funcionava como um bafômetro. Caso detectasse o álcool, ela automaticamente pedia um Uber para o usuário
Fonte: Embalagem e Marca
⇒ Impressão de Rótulos Autoadesivos e Rótulos Sleeve.